quarta-feira, 25 de março de 2009

Entrevista Solon David de Souza Diretor Geral da Câmara Municipal de Gurupi


Ele é natural de Gurupi, têm 48 anos, formado em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera, em 1985, Goiânia-GO, casado, pai de quatro filhos, trabalhou mais de 25 anos no setor elétrico em empresas como CELG – CENTRAIS ELETRICA DO ESTADO DE GOIAS, CELTINS – COMPANHIA DE ENERGIA ELETRICA DO ESTADO DO TOCANTINS e por último no consorcio CESTE – CONSORCIO ESTREITO TOCANTINS, que está construindo a Usina Hidroelétrica do Estreito.

Como o senhor reagiu quando foi convidado pelo presidente Jonas Barros para ocupar a diretoria geral?Solon David de Sousa – Fiquei muito agradecido pela confiança, mas também muito apreensivo pelas responsabilidades que o cargo exige. Eu sabia que a tarefa seria árdua, já que o duodécimo, dinheiro que é repassado pela Prefeitura para custear toda a máquina legislativa é pouco e as demandas de uma cidade como Gurupi mais de 90 mil habitantes são muitas.

Aceito o convite, quais suas primeiras ações?
No primeiro momento, o Presidente determinou que fosse feita uma reforma geral em toda a estrutura do imóvel, que é alugado, mas que necessitava urgentemente. Como os recursos são poucos, procuramos algumas empresas para nós ajudarmos, nessa mini-reforma e fomos bem recebidos pelos empresários de Gurupi, que nós ajudaram da melhor maneira possível.

O que foi feito nesta reforma?
Trocamos todo o telhado, que podia desabar a qualquer momento, (vocês se lembram do teto da Igreja Renascer que desabou em São Paulo), uma pintura geral em todo o prédio, acabando com infiltrações. Na parte elétrica, trocamos todas as lâmpadas comuns por fluorescentes, na fiação elétrica tudo que estava estragada foi trocado, recuperamos vários equipamentos que estavam parados por falta de manutenção como: bebedouros, aspirador de pó, entre outros. Na parte hidráulica foi feito uma varredura em todas as instalações procurando vazamento de água.

O que foi feito nos gabinetes?
Nos gabinetes, todos foram recuperados, muitos deles não tinham a menor condição do vereador receber nenhum cidadão. Os ar-condicionados passaram por um processo de limpeza dos filtros, foi comprado mais 3 ar para atender os vereadores, concluímos a informatização da área Administrativa, para melhor atender os vereadores e a comunidade de Gurupi, aqueles moveis que não tinha mais condição de uso foram trocados.

A Câmara adquiriu uma moto e vai comprar um carro?Para dar rapidez e segurança ao serviço de correspondências, cotação de preços e outros a Câmara adquiriu uma moto POP 100 cc e está sendo realizada uma licitação pública para a compra de um veiculo popular para atender a administração e os vereadores.

Enquanto muitas prefeituras estão funcionando só meio período, o senhor aumentou o expediente em duas horas?Sim. Para melhor atender a população de Gurupi, aumentamos em duas hora o funcionamento da Câmara, agora o expediente é das 07:00 horas da manhã até às 13:00 horas da tarde. E as sessões com inicio às 20:00 horas.

O senhor tem um percentual de quanto a Câmara está economizando por mês com todos esses procedimentos e a reforma?
Com o material de expediente temos uma economia na base de 60%, com a Saneatins, alcançamos 50% e energia elétrica a redução foi de 20%, na parte da telefonia: móvel, fixa e internet a redução foi de 70%.

Deixo este espaço para as suas considerações finais, ou se o senhor quiser mandar uma mensagem, fique a vontade?
Quero dizer ao povo de Gurupi, servidores e os nobres vereadores, que seguindo as determinações do Presidente, Jonas Barros: em 90 dias já reformamos toda a estrutura da casa, alcançamos uma economia considerável em água, energia elétrica, telefone e internet, aumentamos o patrimônio e o mais importante, estamos oferecendo ao povo gurupiense um Legislativo a altura da Capital da Amizade. E convido a todo a assistir nossas sessões, e conhecer as dependências da Câmara Municipal de Gurupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário